As guitarras Tokai

tokailogo

A  Tokai Gakki Co. é uma fabricante japonesa de guitarras que despontou no mercado em meados da década de 60. À essa época, o mercado japonês era ávido especialmente pelos modelos americanos de guitarras, uma persistência que eclodia do desejo crescente de se aproximar de tudo que convergia para a cultura ocidental do pós guerra; neste sentido, o imaginário que rondava o rock n roll, o blues, o jazz e todos os demais estilos para os quais a guitarra se tornara uma bandeira no mundo ocidental, acabou rompendo as fronteiras geográficas e desembocando com toda força na sociedade japonesa. Mas ter uma guitarra elétrica a essa altura do campeonato em um Japão que ainda se reerguia da segunda guerra, embora em ritmo surpreendente, era algo extremamente raro. Não havia uma rede consolidada de distribuidoras e o acesso a esses equipamentos sofria um enorme embargo por diversos fatores, desde razões geográficas até  profundas dissonâncias culturais que não poderiam ser totalmente assimiladas da noite para o dia. Pois é, mas também não demorou muito tempo para que os japoneses arrumassem outro caminho para solucionar o desejo de empunhar uma guitarra elétrica assim como os seus ídolos do ocidente faziam.

A saída mais natural para esse problema refletiu a mesma idéia que tornou a desenvoltura tecnológica japonesa conhecida no mundo inteiro. Em todas as escalas industriais imagináveis, de bens duráveis de baixo a alto custo, os japoneses foram mestres em assimilar os avanços tecnológicos do ocidente, podendo não só reproduzí-los à perfeição como aperfeiçoá-los em alguns casos, a ponto de ameaçar as empresas ocidentais, oferecendo muito mais eficiência de produção e maximização da qualidade. Com instrumentos musicais não foi diferente, Stratos, Les Pauls, Electric Spanish (ES), J200s, SGs acabaram embarcando no oriente com toda força. Acredite ou não, eles conseguiram até levar alguns Guitar Heroes deste lado do mundo para o oriente, assinando contratos de endorsement curiosos. De quem poderia estar falando? Bem, uma dica, era um cara do Texas ainda no começo de sua metéorica carreira.

Clique no link “manter a leitura” para conferir essa história

Mais ou menos ao final da década de 60, num início ainda tímido, a Tokai já fabricava réplicas tão perfeitas de Gibsons acústicas, como a J200 (um clássico dos violões acústicos Gibson), que se não fosse pelo logotipo Tokai incrustado no headstock, elas se passariam facilmente por uma autêntica Gibson.

tokaij299Tokai J299, cópia perfeita das J200 da Gibson


Mas especialmente a partir da segunda metade da década de 70, a Tokai resolveu entrar de vez na fabricação de guitarras sólidas, tanto o modelo Stratocaster, imortalizado pela Fender, quanto modelos bem mais complicados de serem reproduzidos, como as Gibson Les Pauls, com braço colado ao corpo, uma técnica que exigia bem mais do que o simples aparafusamento do braço como nas Stratos, começaram a ser fabricados numa escala considerável.

Tokai les paul collage

Les Pauls da Tokai: Cópias da Custom e das Standards Cherryburst, reedições da década de 50

tokaiES

Cópia da ES-335 da Gibson, lindo finish cherry sunburst bem arrematado nas laterais

TokaiESbody

Detalhe da qualidade do tampo de uma Tokai, lindo figured maple com finish natural.

tokai_sg38l

Cópia da SG da Gibson


Em 1982, o fenômeno Tokai já havia chegado ao outro lado do pacífico, e começava a competir, vejam vocês, com os modelos que algum dia lhe serviram de inspiração. As Stratocasters da Tokai eram tão bem construídas e acabadas, que a Fender começou a sentir certas dores de cabeça com essa situação. Não havia pior momento para a Fender, para se ter uma idéia, muitos se referem ao perído da década de 80 da Fender (um período de profunda reestruturação da empresa, comprada da CBS por uma rede de acionistas que agiam às cegas) como a época em que a Fender estava com um pé no chão e o outro na cova, ou porquê não dizer, no “bico do corvo”. E justamente nesse período tão complexo, chegavam à costa oeste carregamentos com lindas Stratocasters Tokai, feitas com tamanha qualidade e esmero, que as faziam chegar bem próximas aos padrões da época de ouro da Fender, que compreende a década de 50 até meados de 60.

p1_uzwsqf4o2_so

Linda Tokai Stratocaster na cor Candy Apple Red da década de 80, reedição das pré-cbs

O revide da Fender foi meter um baita processo contra a Tokai na côrte de comércio, provavelmente contendo denúncias de concorrência desleal e infração de patente. A Fender, logicamente, tinha a seu favor a obviedade das cópias. Contra si pesava a tristeza de ver uma empresa estrangeira, ainda mais de um lugar à época tão inusitado, fabricando guitarras muito superiores à sua produção, que como já disse, já ia se afundando desde meados dos ’70. Muitas pessoas migraram para a credibilidade do produto japonês, inclusive um blueseiro que começava a ganhar o mundo, assinou com a empresa um contrato de endorsement, numa incrível jogada de marketing da Tokai para abafar as polêmicas e arrefecer a desconfiança no mercado. Era nada mais que Stevie Ray Vaughan, Mr. SRV, no começo dos anos 80 cumpriu um contrato junto a Tokai de cessão de equipamentos. As Stratos Tokai dessa época, portanto, se valorizaram consideravelmente no mercado paralelo que dura até os dias de hoje.

tokaiSRV

Anúncio publicitário da Tokai com Stevie Ray Vaughan


Recentemente, a Christie’s (é essa mesmo, a mesma casa de leilões do post abaixo da Strato do Jimi) pôs a leilão uma das Tokais do contrato de endorsement com Stevie, ou seja, uma de suas guitarras pessoais, embora possivelmente não haja nenhum registro dele a tocando ao vivo. Do lote 2179, a guitarra é uma Strato na cor pouco usual natural cherry sunvurst finish, 21 trastes, captadores single-coil e utilizada por Stevie num anúncio publicitário, em que é visto nítidamente empunhando a guitarra. Estimativa está entre US3000 e US$5000. Bem, não é a mesma coisa que a “última strato do hendrix”, mas é muito interessante.

tokaidesrv

A Tokai de Stevie Ray Vaughan leiloada pela Christie’s

Uma resposta para “As guitarras Tokai

  1. Muito boa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s