Ibanez apresenta o modelo Fireman em parceria com Paul Gilbert

fireman01

O guitarrista Paul Gilbert, virtuose excêntrico e de figurinos tão mirabolantes quanto suas composições, trabalhou em conjunto com a Ibanez, sua atual endorser, em cima de uma guitarra que agregasse um novo design com funcionalidades adaptadas ao estilo de Paul. O resultado final foi uma guitarra de inspiração no mínimo curiosa: bombeiros.

Tudo começou em 2007, quando Gilbert pegou uma imagem da já clássica Ibanez Iceman e a inverteu usando um editor de imagens. O resultado agradou imediatamente a Gilbert, que tendo invertido a ‘Ice’, resolveu batizá-la inicialmente de ‘Reverse Iceman’, e após sugestão de um fã, acatou a idéia de batizá-la de Fireman, “bombeiro”, em contraposição à Iceman. Ele ainda adicionou ao projeto inicial algumas idéias para ajustar o corpo de forma que permanecesse confortável com o novo visual. A Ibanez apresentou e divulgou a Fireman, em caráter experimental, na NAMM deste ano. Essa guitarra é um exemplo claro de como intervenções dos próprios guitarristas, que claro, não trabalham no departamento de criação das fabricantes, podem resultar em designs com imenso apelo, essa inclusive, candidata forte a se consolidar no catálogo da ibanez. O estilo da Fireman tem apelo àqueles que procuram por uma guitarra com visual moderno, embora traga algumas ressonâncias vintages do estilo extravagante dos baixos Rickenbacker 4001.

 

iceman2

 Ibanez Iceman

 

ibanezfireman

Ibanez Fireman PGM-FRM1

 

rick4001

Rickenbacker 4001

 

A Fireman tem um lindo corpo em korina, configurada com três captadores single-coils DiMarzio Area 67′, igualmente anguladas no escudo, que recriam a sonoridade das single-coils da fender nos anos 60, bem brilhantes, com agudos bem definidos e timbres clean característicos das stratos dessa época. O braço é colado ao corpo, feito em três peças paralelas, também em korina. Apresenta também ponte Gibraltar II, em padrão similar à Tune-O-Matic, switch de cinco posições e ferragens cromadas. Como de praxe, a Ibanez fabricou apenas uma tiragem limitadíssima da Fireman para observar como se comportam no mercado, especialmente o japonês, que concentra a maior fatia de fanáticos pelo Gilbert. Espera-se que em breve, conforme o andar do interesse, a Ibanez passe a Fireman ao catálogo definitivo de signatures.

Detalhe frontal da Fireman.

 

Perfeita junção do braço com o corpo.

 

 

 

 

5 Respostas para “Ibanez apresenta o modelo Fireman em parceria com Paul Gilbert

  1. Carlos Eduardo Bruel Wellichan

    Na verdade, essa guitarra não possui braço colado, e nem aparafusado, mas sim faz parte do corpo, ou seja, existe uma faixa no meio do corpo que tem a mesma largura do braço e depois são coladas as duas partes laterais do corpo

    • Tens razão

    • estão ambos equivocados. eu tenho uma. e não é neck thru. é braço colado. embora uma boa parte do braço “entre” dentro do corpo. mas não é integral. è sim, bolt-on. e se forem inteligentes basta repararem que a tira de bubinga presente no braço, não continua pelo corpo abaixo. entre outros factores.

      DAHHHHHHH

      • Não entendi, vc diz q é braço colado, e logo depois diz q é bolt-on (aparafusado), me explique isso. E me diga outra coisa, que tipo de braço colado de guitarra não “entra” no corpo? Existe alguma construção em que o braço é colado diretamente na superfície do corpo, sem qualquer articulação? Eu não conheço.

        Parabéns pela guitarra, abraço

      • Bem, pra sanar a dúvida de vez, antes que venha um terceiro e diga que todos nós estávamos equivocados e bla bla bla. Basta ir ao site da Ibanez, veja as especificações, o braço é o puro e simples ‘set-in’, é colado, ponto. Não atravessa o corpo (não é ‘set-through’), é colado através de pocket de encaixe que penetra o corpo, assim como todo encaixe do tipo set-in; ou seja, não é ‘bolt-on’ (aparafusado) e não é ‘set-through’ (atravessa o corpo). Isso nos faz voltar ao que estava escrito no post, portanto, voilà…

        abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s