Danelectros

danecabecalho

Tenho que confessar, tenho uma queda fortíssima por Danelectros.

Não sou um exímio guitarrista, mas fascinado por guitarras. Quando me mudei para meu novo apartamento, após a compra dos móveis, cheguei no impasse de como decorar as paredes. Bastou uma ida a uma loja de quadros e posters para constatar que qualquer gravura legal emoldurada me custaria o mesmo que uma Ibanez Artcore (não quero entrar  no mérito de qualidade da série Artcore) que eu estava namorando pelo Mercado Livre. 

Pensado isso, agradeci ao atendente da loja de posteres e arrematei a primeira guitarra da série decorativa do apartamento. Uma Ibanez Artcore Af86 Violin Burst.

Ibanez Af 86
Ibanez Af 86

Comprei um suporte de parede IBOX e pendurei na minha sala. Começou então a insanidade. Pendure UMA guitarra na sua parede e logo vc começará a colecionar. Na mesma semana comprei uma AFS75T, azul.

AFS75T
Ibanez Afs75t

Bem, não demorou para meu dinheiro começar a ir todo para isso, até que numa dessas buscas encontrei a guitarra que tem a pior qualidade de fabricação aliada ao melhor estilo que uma guitarra pode ter: uma Danelectro. (antiga Silvertone)

Meus queridos. Deixo o Pedro fazer um review técnico e entendido das Danelectros quando ele puder, eu só darei minhas opiniões superficiais e os motivos da minha paixão pelas Danes.

Aqui vai a lista:

– A Danelectro tem seu design quase que inteiramente marcado pelos traços estéticos da década de 50 e 60.

Convertible Pro, U2 56, Dano 59
Convertible Pro, U2 56, Dano 59

– Tem as cores mais estranhas do mundo, praticamente qualquer coisa burst e várias sólidas gliterizadas horrorosas que de tão feias são legais.

Danelectros
Danelectros

Sao mais leves que todas as outras guitarras, pois não são sólidas (conheço apenas as Dead on 67 como sólidas)

Danelectro Projeto Aberto
Danelectro Projeto Aberto

– Com o tempo a borracha lateral vai ficando amarelada como tênis velho.

– São muito, muito legais mesmo. heheh

– Os captadores lipstick têm timbre completamente diferente de tudo que você já ouviu, se bom ou ruim, depende do seu ouvido e do tipo de som que você quer fazer.

Captador Lipstick
Captador Lipstick

– são excelentes para blues e slide. mesmo desplugadas como no caso das Convertible Pro (aliás, a convertible pro é a coisa mais parecida com uma resonator/dobro que você vai encontrar com um preço custo, detalhe, ela não é uma resonator)

 

– O Multiman, dos Impossíveis, tocava em uma

 

E são a próxima palavra em Colecionáveis.

Já digo por que. A cada 40 anos a Danelectro faz um reissue. As U2-56 só foram relançadas no final da década de 90, agora, relançam as 67. O preço das U2 no lançamento era de US$299, hoje você não encontra nenhuma U2-56 a venda nos EUA por menos de US$350. Nem 10 anos se passaram e já ficou cara ao invés de cair o preço.
Procure uma U2-56 no mercado livre. Melhor, procure uma Convertible Pro no ebay. Melhor ainda, entre no site da Danelectro e você verá que não existe nenhuma estrutura por trás deste site com interesse em manter essas guitarras em produção. (pra mim a marca tá com cara de que some logo). E aí, feliz de quem comprou.

Dicas de Danelectros, aka Minhas próximas aquisições:

Danlectro Convertible Pro - final dos anos 90
Danlectro Convertible Pro – final dos anos 90
danelectro U-1 (1 capt Lipstick)
danelectro U-1 (1 capt Lipstick)

 

Dead on 67 será lançada no final de Junho - sólida com alavanca
Dead on 67 será lançada no final de Junho – sólida com alavanca

Se quer uma guitarra com estilo e um toque de anos 50/60 e visual incomparável: Vá de Danelectro. Nãaao, não são as melhores do mundo. Mas são as mais legais, sem dúvidas.

mais sobre danelectros: www.danelectro.com

http://www.vintageguitar.com.br/m_artigos10.shtml

4 Respostas para “Danelectros

  1. Cara, me lembro de lert na Guitar Player que o Page usou uma daneelectro, u-2 double cut se não me engano, na gavação de kashimir, e a guitarra “frankenstein” do Randy Rhoads que inspirou o modelo da jackson tinha um braço de danelectro.
    Ah…os pedais da danelectro parecem ser muito bom, pedi um kit pra um amigo meu que vai voltar dos estados unidos!

    • Fez bem! Muitos pedais danelectro são clones de circuitos de pedais famosos por aí. Testei alguns, e gostei bastante do resultado

  2. alessandro oliveira

    ola galera, eu trouxe uma Dead on 67 vermelhinha dos eua, ha 2 meses atras, infelizmente terei que me desfazer da linda guitarra, estou precisando levantar uma grana rapidamente, se alguem tiver interesse, nao exite em entrar em contato comigo, toco em uma banda chamada COPACABANA CLUB! meu email e esse, alec.aventura@gmail.com desculpe o merchandising mas sei que vcs conhecem esse modelo e prefiro vende-la para alguem que realmente aprecie o modelo! um grande abraco p vcs
    ai, ALEC

Deixe uma resposta

